quinta-feira, 14 de maio de 2015

A REVOLUÇÃO



O MEIO DE COMUNICAÇÃO QUE TODOS TEM 









Quer se distrair e não sabe de que forma? A televisão sempre é uma boa opção. Mas não foi tão simples assim proporcionar a você esse aparelho que monopoliza a atenção de milhões de pessoas no mundo todo. Precisou de muita ciência e anos de estudo para isso.
Tudo começou em 1817, quando o cientista sueco Jakob Berzelius descobriu e isolou o selênio, observando a fotossensibilidade do elemento químico que desprendia elétrons quando exposto à luz. Mas a tese de que o selênio possuía a propriedade de transformar a energia luminosa em energia elétrica foi comprovada apenas 56 anos depois, em 1873, pelo inglês Willoughby Smith. Em 1884, o alemão Paul Nipkow patenteou uma proposta de transmissão de imagens à distância, e foi chamado de o “fundador da técnica de TV”. Em 1892, Juluis Elster e Hans Getbel inventaram a célula fotoelétrica.
A palavra televisão foi inventada em 1900, pelo francês Constantin Perskyi. Vem da junção das palavras tele (longe, em grego) e videre (ver, em latim). Perskyi apresentou uma tese no Congresso Internacional de Eletricidade, em Paris cujo título era “Televisão”. A tese descrevia um equipamento baseado nas propriedades fotocondutoras do selênio, que transmitia imagens à distância. Em 1906, Arbwhnett desenvolveu o sistema de televisão por raios catódicos, que empregava a exploração mecânica de espelhos somada ao tubo de raios catódicos. O mesmo seria feito na Rússia, por Boris Rosing. Por isso não se pode atribuir a invenção da televisão a uma única pessoa. Os novos equipamentos eram construídos a partir de experiências anteriores de outros pesquisadores.


Revolução dos Meios de Comunicação




  • Os principais meios de comunicação atuais

Atualmente um dos meios de comunicação mais utilizado e a internet, a rede mundial de computadores que interliga pessoas de todos continentes.A internet, através do correio eletrônico substituiu em grande parte o correio tradicional.   



 OS MAIS UTILIZADOS


Resultado de imagem para meios de comunicação atuais



quarta-feira, 13 de maio de 2015

Comunicação Gerêncial


A comunicação gerencial é envolvida pelo clima das circunstância, onde a influência sobre atitudes e as predisposições das pessoas é marcante. A predisposição negativa afeta a qualidade da mensagem.

Nos climas empresariais, são comuns os ruídos provocados por atitudes negativas das fontes. Um gerente que não tem confiança em sua capacidade, não gosta de seu trabalho, acabará tendo uma imagem negativa de si próprio, acabará passando tal imagem para outras pessoas.

É importante que para comunicar, a fonte esteja afinada com as temáticas a serem abordadas. Se isso não ocorrer, o resultado será precário. Há assuntos que a fonte não domina, outros que rejeita, enquanto determinados assuntos fazem parte dos "seus preferidos". Isso significa que a eficácia, dependendo da predisposição da fonte com o assunto, será maior ou menor. Ocorre a falta de sintonia entre as fontes e temas, provocando falhas, distorções e prejuízos nas comunicações.




Comunicação é a capacidade de transmitir uma informação com certeza de que o outro lado entenda a mensagem.


PROCESSO DA COMUNICAÇÃO

A comunicação acompanha o ser humano desde seu nascimento, sendo processada em todo tempo, independentemente da forma ou da localização. O sucesso de toda a atividade profissional é uma comunicação eficaz.

Comunicar significa transmitir e receber mensagens e pode ser realizada por meio de:
-Linguagem falada ou escrita,
-Linguagem de sinais,
-Ideias,
-Comportamentos e atitudes.

No entanto, a comunicação jamais poderá ser compreendida como um fenômeno isolado, pois ela somente será efetiva, se outros elementos estiverem presentes nessa dinâmica. 

Os elementos essenciais para que ocorra uma comunicação eficiente são:
Emissor = É aquele que dá início ao processo comunicativo, pois transmite a mensagem.
Receptor = É o alvo do emissor, sendo quem recebe a mensagem.
Mensagem = Pode ser um fato, ideias ou até mesmo, emoções, ou seja, é o conteúdo contido na comunicação.
Canal = É o meio pelo qual a mensagem é enviada do emissor para o receptor.

Entende-se que a organização deve estar atenta ao que vai além das palavras no processo de comunicação. É preciso focalizar também os gestos, as expressões e atitudes. Ao mesmo tempo, ressalta-se que o mais importante é ter capacidade de uma escuta atenta ao que diz o cliente, pois ele repassará para a empresa o feedback de todo o investimento realizado em sua direção.

O maior cuidado deve estar em não produzir “ruídos” ao realizar a comunicação. Isso quer dizer ter certeza de que a mensagem emitida foi corretamente recebida e interpretada pelo público-alvo.

É preciso ter o conhecimento das técnicas e dos conceitos para colocar as palavras certas em função da comunicação certa.



Tipos de ruído na comunicação




Os estudiosos de comunicação classificam quatro tipos de ruídos: físico, psicológico, fisiológico e semântico.

  • Ruído físico

O ruído físico é externo ao falante e ao ouvinte. Ele inclui coisas como os sons da construção de estradas do lado de fora de sua janela, que tornam difícil ouvir o que está sendo dito.

  • Ruído psicológico

Ruído psicológico é a interferência mental que o impede de ouvir. Se sua mente está vagando quando alguém está falando com você, o ruído em sua cabeça está impedindo a comunicação.
Resultado de imagem para ruido psicológico

  • Ruídos fisiológicos

Ruído fisiológico é qualquer questão fisiológica que interfira na comunicação. Exemplo, se você tem enxaqueca, pode ser difícil de falar com os outros ou ouvi-los quando eles falam com você.


A Importância de uma Boa Comunicação.

A comunicação é uma das mais importantes necessidades humana depois da sobrevivência física. O homem é um ser social e necessita da comunicação do mesmo modo que o corpo requer água e alimento para um bom funcionamento. A habilidade de comunicação interpessoal é extremamente exigida, especialmente no âmbito profissional. Essa habilidade permite ao individuo o desenvolvimento das sensações de segurança, autoconfiança, firmeza, credibilidade, felicidade e enriquecimento interno. Por outro lado, quando essa habilidade é deficitária, ou ineficiente, o déficit pode contribuir para a deterioração da imagem pessoal e comprometer também o campo profissional.
Um bom comunicador é aquele que transmite suas mensagens com clareza e objetividade, recorrendo sempre que possível aos recursos da voz, que enriquece, quando bem colocada, e bem impostada o discurso, prendendo a atenção do interlocutor.



RAYANE-THAYNARA